Updates 20: Você quer ser o Nº 1?

Olá, Inbound Camper,

Esse email está um pouco longo… eu sei, exagerei. Sei que para algumas pessoas não dá vontade de ler, mas às vezes alguns assuntos exigem um pouco mais de aprofundamento. Desculpa, tá?! O próximo vai ser menor (vou tentar). Faz uma forcinha e dá uma lida, ou pula lá no final e clica nos links para os artigos.

Você quer ser o Nº 1?

A resposta é óbvia, né?! É claro que sim! Tudo bem que algumas pessoas vão dizer que “não”, que ser o número 1 dá muito trabalho e que preferem ficar quietinhas, tranquilas, com horário para chegar e sair. A gente respeita a posições delas.

Eu, por exemplo, na maioria das vezes busco os meus filhos na escola, então eu tenho horário para sair. Talvez eu não tenha horário para dormir, heheh, estudando e escrevendo estes emails para você.

No fundo, a gente quer ser o nº 1 em alguma “área” de nossa vida. (Assim espero.)

Seja o Nº 1 em 3 passos: livre-se, especialize-se, persista.

Essas são as dicas essenciais que captei de Seth Godin, em seu livro The Dip.

A gente vive fazendo coisas que só consomem o nosso tempo, sugam a nossa energia e não agregam em nada.

Você sabia que a maioria das pessoas checam o celular a cada 7 minutos? É o que Jeb Blount afirma no seu livro Fanatical Prospecting. Faça a conta: em 1 hora, são quase 9 verificadas.

Seu vendedor em vez de estar ligando para uma oportunidade, está checando o celular agora. Depois ainda querem colocar a culpa nos leads que Marketing gera, em vez de estarem ligando e qualificando mais leads.

Você já deve saber que o mar não está para peixe. Hoje se fala muito em resiliência. Na verdade esse também pode ser um argumento que os lideres usam para incentivarem as pessoas a fazerem mais coisas diferentes, em uma mesma função.

No entanto, a capacidade das empresas e pessoas fazerem múltiplas coisas pode estar matando a oportunidade delas serem a número 1.

As pessoas, por falta de tempo, não querem perdê-lo conversando com vários profissionais ou empresas. Elas querem ir na melhor empresa, que resolva o que ela precisa, dentro do orçamento que ela pode pagar.

Godin dá o exemplo da pessoa que tem câncer. O enfermo não vai ficar avaliando um monte de médicos, ele vai no melhor médico, que seja especialista no tipo de câncer que ele tem e que ele possa pagar.

De acordo com o artigo da Forbes, "A história secreta da negociação bilionária da Beats, de Dr. Dre", Beats foi o primeiro fone de ouvido verdadeiramente projetado para o hip hop e a marca de fones de ouvido "Beats By Dre" foi vendida à Apple em 2014 por US$ 3 bilhões.

Enquanto o iPod vinha com um fone de ouvido que acompanhava o aparelho, hoje as pessoas compram um Beats que custa o mesmo preço do iPod.

Você ser especialista valoriza o seu trabalho, assim como as empresas que vendem produtos e serviços específicos para uma indústria. Ser especialista tira você de uma “vala” de concorrentes, que são farinha do mesmo saco.

Godin afirma que as pessoas têm medo de se especializar. Sabe por que? Porque ao se especializar, você também diminui o número de pessoas interessadas no que você oferece. É aí que entra a “persistência”.

Você precisa ser persistente para estudar cada vez mais, se especializar e construir a sua autoridade.

Pode ser que você não tenha a persistência necessária ou escolheu a área errada para se especializar. A dica do Godin é antes de você começar essa jornada, você definir quais serão os seus limites. Ou seja, até onde você está disposto a ir para ser o número 1. Você precisa ter isso previamente definido, para que você, no momento do sufoco e de desespero, não desista, só se realmente tiver chegado nos limites que você se impôs.

Bom, agora que você vai se livrar do que está minando o seu trabalho, você terá mais tempo para qualificar os leads de Marketing e encher o funil de vendas.

Dessa forma, estou compartilhando com você 2 artigos.

No primeiro artigo, compartilho a Lead Qualification Matrix (Matriz de Qualificação de Leads), que indica que ação tomar em relação ao lead e quando transferir o lead entre Marketing e Vendas.

No segundo artigo, compartilho um vídeo sobre Funil de Vendas, que faz parte do meu novo curso: Inbound Sales, a metodologia de Vendas do jeito Inbound. Você pode entrar na lista de espera aqui.

Nos falamos em breve!

Forte abraço,

Angelo